terça-feira, 10 de julho de 2012

Modele seu corpo dançando

Por Sílvia Miebach.

Dançar pode ser uma ótima opção para quem quer deixar o corpo em forma. Vários estilos de dança ajudam a modelar o shape, desde aqueles que exigem mais esforço, como o ballet clássico, até aqueles que puxam para um lado mais lúdico, como a dança do ventre.
Para entender o efeito da dança sobre o nosso corpo, conversamos com a bailarina e professora de dança do ventre Brysa Mahaila, do Templo do Oriente.





A dança trabalha o corpo de uma forma diferente da ginástica tradicional, pois mexe com outras cadeiras musculares. Se na ginástica trabalhamos músculos como o bíceps de uma forma localizada, a dança trabalha glúteos, pernas e, em especial a Dança do ventre, abdômem com outros tipos de movimento. O resultado não é instantâneo, é mais a longo prazo. Por isso, segundo Brysa, quem dança não pode ter como objetivo principal o condicionamento físico, pois o corpo demora um pouco mais para ficar com o "formato" ideal da dança.

Outra questão interessante é que cada estilo modela o corpo de uma determinada maneira. As bailarinas sempre dão aquela idéia de "esguias", pois trabalham muito o alongamento do corpo pela postura da dança. As que dançam flamenco tendem a desenvolver bastante os músculos das pernas, devido aos passos e pisadas fortes, que faz parte da interpretação do estilo. As que praticam dança do ventre trabalham bastante os abdominais, a cintura e o baixo ventre, deixando o corpo com aquele formato de pêra.
Mas o grande barato é que a pessoa nem sente que está malhando. Como a dança tem um pouco do lúdico, os praticantes estão queimando calorias, trabalhando os músculos, mas não cansam tanto, porque a atividade se torna uma diversão.

Aliás, é exatamente aí que estão os outros grandes benefícios da dança: descarrega o stress, trabalha o humor, melhora substancialmente a auto-estima e auto-imagem dos praticantes. Em uma pesquisa realizada para o curso de pós-graduação em dança que Brysa realizou, foi constatado que 95% das entrevistadas consideraram a dança como fator principal para a melhora de sua auto-estima e imagem. Isso acontece porque a pessoa que dança adquire maior confiança em si mesma, aprende a se expor mais, a soltar o corpo, deixa aflorar a sexualidade (principalmente nas mulheres que praticam a dança do ventre, que é bastante sensual).

Um dos pontos mais legais para quem quer praticar dança é que praticamente não existem contra-indicações (a não ser os estilos que causam alto impacto, como o jazz e o ballet). Independente do tipo físico e da idade, a dança pode ser praticada. É claro que, em casos especiais, quando a pessoa tem algum problema mais sério na coluna, por exemplo, é essencial que um médico seja consultado antes para que faça uma avaliação mais criteriosa.

Um comentário:

  1. Dançar é um dos meus exercicios preferidos, modela mesmo o corpo ! melhor que academia !!
    Beijo Fer! <3

    ResponderExcluir

Continuar Lendo