quarta-feira, 11 de julho de 2012

Limão emagrece?

fatia de limão
Essa fruta - barata e facílima de encontrar - ajuda, sim, a queimar as gordurinhas. Mas vá devagar com a dose. Três limões por dia são suficientes para você perder peso de maneira segura. Essa medida também aumenta a vitalidade e combate as ruguinhas precoces.


Desde os anos 1980, o limão tem a fama de queimar os excessos na cintura. Agora, o uso da fruta para emagrecer voltou à moda e até virou livro nos Estados Unidos. A versão em português do Master Cleanse (como a dieta da limonada é conhecida lá fora) acaba de chegar às livrarias (editora BestSeller, 272 páginas, 29,90 reais). Mas é bom você não se empolgar. O regime, que propõe passar dez dias à base de limão diluído em água com glicose e pimenta, sem nenhum alimento sólido, pode prejudicar gravemente a saúde. A antiga estratégia de beber o suco puro de vários limões, ainda em jejum, também é considerada pouco segura pela maioria dos nutricionistas. "Dependendo do organismo, a ingestão exagerada de limão pode agredir o estômago", alerta a nutricionista Daniela Jobst, da Nutrijobst, em São Paulo. Mas não é por isso que você deve evitá-lo. Ao contrário, aposte nessa fruta para desintoxicar o organismo e se livrar das gordurinhas. É só não exagerar na dose. Consumir de duas a três unidades por dia - aliadas a uma dieta equilibrada - é suficiente para você perceber uma boa diferença na balança.


Segredo da fruta


Pode-se dizer que é o ácido cítrico que dá ao limão os principais poderes emagrecedores. As frutas da mesma família, como a laranja e a mexerica, também carregam esse ácido. Mas o limão é campeão. E essa substância não é fraca. "O ácido cítrico tem ação adstringente, agindo como se fosse um detergente dissolvendo toxinas e gorduras", afirma Daniela Jobst. O sabor azedo dá a ideia dessa fruta aumentar a acidez no organismo. Mas não é o que acontece: o limão tem ação alcalinizante (outro mérito do ácido cítrico) e, por isso, deixa o pH do sangue e de outros líquidos corporais menos ácidos. Isso favorece o funcionamento do metabolismo e do organismo como um todo, facilitando a perda e a manutenção do peso. Por ter ação antisséptica (de novo, por causa do ácido cítrico), ele ainda combate os microrganismos inimigos que provocam fermentação no estômago e no intestino. Ou seja, é um alimento que pode evitar o acúmulo de gases.


2 comentários:

  1. amei esta postagem !!
    Queria muito saber disso, vou fazer urgente hhihihhihihih
    Bjoooo Fernandinha, tu arraza !!
    sou tua fã !!

    abraços da Daniela Martins

    ResponderExcluir
  2. E eu que pensava que o limão fazia mal a saúde ...
    vou colocar em prática essa tática de emagrecer.
    Fernandinha, acertou no ponto , falou em assunto de emagrecer, a mulherada fica louca rsrsrsrsrsrsrsrs


    Bjokas ...

    Aparacida/ Rafael Fernandes

    ResponderExcluir

Continuar Lendo